terça-feira, 19 de abril de 2016

Moura festeja os 42 anos da Revolução do 25 de Abril

Os 42 anos da Revolução do 25 de Abril vão ser assinalados no concelho de Moura com um conjunto de iniciativas promovidas pela câmara municipal, juntas de freguesia e movimento associativo.
Cerimónias alusivas à data, exposições, sessões de música e teatro, desporto e convívios são as atividades que marcam o programa das comemorações que festejam e evocam a Revolução dos Cravos e a conquista da Liberdade.
As atividades decorrem entre 22 e 25 de abril, em Moura e nas freguesias de Amareleja, Safara, Santo Aleixo da Restauração, Sobral da Adiça, Santo Amador e Póvoa de São Miguel (Póvoa e Estrela),
Na cidade de Moura, o programa inicia-se no sábado, 23, com o passeio à beira-rio “Da cidade à ribeira: percursos à sombra da água”. Nesse dia, na Biblioteca Municipal Urbano Tavares Rodrigues, a Hora do Conto é alusiva ao 25 de Abril com o teatro de fantoches adaptado do livro “Flor de Abril”, de Pedro Olavo Simões, e à noite haverá música e poesia de Abril.
No domingo, 24, às 09:00, realiza-se o percurso pela cidade “Do castelo ao museu”. Às 09:30 há um Passeio da Liberdade pela Serra de Ficalho e, às 21:30, na Praça Sacadura Cabral, tem lugar um espetáculo musical com as bandas Classe Operária, Imaginarium, Dúvida Pública e Tokyfoge, a que se segue uma oferta de cravos à população.
No dia 25 de abril, segunda-feira, às 09:00, realiza-se a habitual cerimónia do Içar da Bandeira, frente aos Paços do Concelho. Neste dia de comemoração de Abril, a Câmara Municipal de Moura vai homenagear dois antigos presidentes do município, Manuel Mestre e Manuel Romana Ângelo, já desaparecidos, atribuindo os seus nomes a equipamentos municipais – a piscina municipal coberta e o pavilhão gimnodesportivo, respetivamente. Às 15:00 será descerrada a placa na piscina e, às 15:30, no pavilhão gimnodesportivo.

Além destas cerimónias, o programa do 42.º aniversário da Revolução de Abril será preenchido com diferentes atividades que vão desde o torneio de voleibol de rua (Quinta de Santa Justa) até à tarde desportiva “Experimenta Desporto”, no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, passando pelo passeio mototurístico ou a atuação do grupo Boranimar.