sexta-feira, 17 de abril de 2015

Documentário "Outro País", de Sérgio Tréfaut, apresentado em Marvão

No âmbito das celebrações do 25 de Abril
O documentário "Outro País", de Sérgio Tréfaut, sobre a Revolução Portuguesa, é apresentado em Marvão, na Casa da Cultura, dia 24 de Abril, pelas 21h, no âmbito da itinerância, em território nacional, agendada para o corrente mês.
 Trata-se da primeira obra de Sérgio Tréfaut, que após o restauro digital levado a cabo pelo realizador, é apresentada em estreia nacional e chega a Marvão por iniciativa do Periferias - Festival Internacional de Cinema de Marvão, com o apoio do Município.
"Outro País" apresenta-nos a Revolução Portuguesa (1974-75) vista através dos olhares de alguns dos mais importantes fotógrafos e cineastas internacionais que, nesse período, se deslocaram a Portugal e testemunharam de perto o evento.
 O golpe militar que derrubou a ditadura e a revolução que se lhe seguiu colocaram o país na ribalta da atualidade noticiosa mundial, suscitando sonhos e expectativas que são reavaliados no documentário, a partir de arquivos históricos reunidos para o efeito, mas também de testemunhos diversos, como é o caso do fotógrafo Sebastião Salgado.
 "Sentia-se uma liberdade imensa, na cabeça das pessoas e na linguagem. Creio que uma situação dessas, uma situação de felicidade nacional, foi a única vez que eu vivi", declara o conhecido fotógrafo brasileiro, numa das diversas contribuições incluídas em "Outro País".
 A pesquisa para este documentário, que data de 1999, revelou a existência de milhares de fotografias e cerca de 40 filmes estrangeiros sobre a Revolução Portuguesa, a maioria dos quais, por essa altura, sem cópia disponível em Portugal.
 Sérgio Tréfaut, o autor, considera que, "passados mais de 15 anos, e apesar do estilo muito jornalístico, a linha narrativa e a reflexão se revelaram de extrema atualidade" quando decidiu avançar com a recuperação da obra. "Quanto mais o filme avança, mais vamos pensando no Portugal e na Grécia de hoje", assinala.
 A escolha de Marvão como uma das localidades para apresentação desta versão restaurada de "Outro País" surge na sequência da presença do realizador na segunda edição do Periferias, o Festival Internacional de Cinema de Marvão. Na ocasião, foi exibido, em antestreia nacional, o seu documentário "Alentejo, Alentejo", uma obra que acompanhou a candidatura do Cante alentejano a património imaterial da humanidade.
 A terceira edição do Periferias está já em preparação e a projeção agendada para a Casa da Cultura de Marvão, no dia 24, servirá de oportunidade para uma primeira apresentação do programa e linhas principais do festival deste ano. Nesse sentido, a sessão contará com a presença da diretora do certame, Paula Duque Giraldo, bem como do presidente do Município de Marvão, Victor Frutuoso.

 Após a projeção do filme, decorrerá um encontro-convívio no espaço do Natural Bar, de Marvão.